top of page

Macapá

Macapá é um município do estado do Amapá, região norte do país, sua população em 2018 foi estimada em 493.634 habitantes. O município está localizado as margens do Rio Amazonas. Além disso, é o único cortado pela linha do equador.

Macapá é um lugar agradável para aqueles que a visitam pela primeira vez, simples em seu traçado urbano, é uma típica cidade da Região Norte. Macapá cresceu às margens do Rio Amazonas, sua história se prende à defesa e fortificação das fronteiras do Brasil colônia, quando estabelecido um destacamento militar, criado em 1738. Os macapaenses têm em sua essência ser um povo alegre, hospitaleiro e, acima de tudo apaixonados por sua terra.

 

A cidade possui patrimônios históricos, paisagísticos e culturais digno de serem visitados e admirados.

fortaleza.jpg
Fortaleza de São José de Macapá

Vista de cima, a Fortaleza assemelha-se a uma estrela, pela disposição de seus quatro baluartes, batizados, pelo então Governador e Capitão-General Fernando da Costa de Athayde Teive, com os nomes de: Madre de Deus, São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e São José.

Na parte de dentro, encontram-se os prédios que abrigavam os antigos armazéns, capela, casa de oficiais e do comandante, casamatas, paiol e hospital, além dos elementos externos componentes do complexo, como revelim, redente, fosso seco e baterias baixas.

marcao Zero.jpg
Marco Zero do Equador 

Marco Zero do Equador, ponto turístico de Macapá, AP. Neste local, a latitude é de zero grau.

O monumento, com o relógio do sol,  marca o local onde a linha imaginária divide a Terra em dois hemisférios, a cidade tem o privilégio de assistir ao fenômeno chamado de Equinócio, uma manifestação em que os raios do sol, no seu movimento aparente, incidem diretamente sobre a linha do Equador.

casa_do_artesão.jpg
Casa do Artesão

Localizado na rua Azarias Neto no centro, é o maior centro do artesanato amapaense. Seu principal objetivo é fomentar a atividade artesanal no Estado e promover a geração de trabalho e renda para os artesãos locais, possibilitando assim, a exposição e a comercialização de seus produtos. O artesanato indígena também está presente, representado pelos trabalhos dos povos Waiãpi, Karipuna, Palikur, Galibi, Apari, Waina, Tirió e Kaxuiana. Na confecção das peças são utilizados: vime, madeira, argila, fibra vegetal, sementes, penas, entre outros elementos retirados da natureza, sem impactar o meio ambiente.

bottom of page